sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Carta ao meu amigo Greg


O Papa Gregório I, em meados do séc. VI d.C, formalizou os conceitos dos 7 pecados capitais que conhecemos hoje (kibe descarado ideias que São Paulo havia publicado em seu Facebook, séculos antes). Imaginei como seria um email que eu enviaria a ele, caso fosse seu amigo naquela época.


Caro Amigo Greg!



  Li seu artigo no blog do Vaticano sobre os 7 Pecados Capitais, achei interessante, principalmente pela forma que o Sr. os compilou. Os fieis da igreja nunca mais ficarão tranquilos em sua conduta, haja vista que comportamentos comuns que os afastam da fé (e do pagamento do dízimo rs) passam a ser censurados formalmente! É genial! Mas tenho algumas ressalvas, que vou lhe mostrar pecado por pecado:

1- GULA- Tá da sacanagem né Greg! Mano, pense naquela feijoada, naquela picanha sangrando, não, bicho, não dá pra abrir mão. Você leu a Bíblia pow, Jesus vivia metido em festa, comia e bebia direto, agora você vem dizer que não pode, é pecado? Tá certo que tem muita gente faminta no mundo, mas pra praticar caridade, não precisamos desmarcar nosso churrasco. Passa lá em casa sábado, mandei matar um boi e um porco!

2-  LUXÚRIA- Véi, na boa! Proteger a monogamia, e a castidade dos inocentes tá certo, mas "sexo só pra fins de reprodução" não dá! Mexer com a instituição sagrada da "bem dada", nem de brincadeira!  Abaixo o Papai-mamãe! Viva o 69, frango assado, canguru perneta, viva o sexo bem feito! E nem vem falar sobre onanismo (bronha)! É como diria Woody Allen: "Não despreze a masturbação - é fazer sexo com a pessoa que você mais ama." (Parei por aqui, se escrevesse tudo que passou na minha cabeça, o Blogger mudaria minha classificação para "Conteúdo Adulto")

3- AVAREZA- Parei contigo. Pode nem guardar grana mais?? Teu salário tá garantido, mas e a galera que não ganha fixo, garante o futuro como? Generosidade tem limite doido! Essa sua ideia besta daqui uns 1400 anos vai servir muito pra uma classe de pseudo-líderes religiosos pilantras se aproveitarem da fé pura e inocente alheia, anota aí!
4- IRA- Tá, é feio mesmo. Mas também não dá pra ser água-de-salsicha pow. Se bem que eu entendo seu ponto de vista.. Sem ira, o fiel fica manso, não questiona as coisas que eu to questionando né? É, tá certo. O Vaticano não precisa de fieis irados. Haja paciência....
5- SOBERBA- Pior coisa que tem é gente metida a besta, concordo contigo. Já assistiu Todo Mundo Odeia o Cris? A mãe do Cris é o retrato da soberba kkkk "Meu marido tem dois empregos!" ela repete o tempo todo. Mas pior mesmo é o Instagram. Instala aí no seu iPhone 5S, e dá uma olhada no tanto de foto de foto de comida chique (de volta a gula kkk), de menininhas de conteúdo intelectual questionável postando fotos de biquini no espelho, vou nem falar das hashtags. Claro que to exagerando, mas o que eu questiono aqui é o seguinte: Tenho mesmo que ter uma vida de humildade plena? Não posso lutar pra ter algo melhor? Não posso ter algo melhor?? E o que é humildade? Desculpa aê Greg, mas eu gosto de ter minhas coisas e não me envergonho disso. Se a moda agora é ter vergonha de ser rico e orgulho de ser pobre, tô fora, hoje mesmo eu compro meu iPad e posto uma foto de uma barca de sushi.
6- PREGUIÇA- Só pra constar, escrevi isso tudo deitado na rede kkkkk.. Bicho, essa preguiça que você se refere é usar as horas ociosas pra fazer qualquer coisa que não seja a serviço da igreja né? Na boa, ser disciplinado é importante claro, mas tem que relaxar as vezes. Toca Bob Marley!!!
7- INVEJA- "A grama do vizinho sempre é mais verde".. Vai a merda Greg! Quer mesmo que eu fique quietinho, manso e pobre né? Quero minha grama, no mínimo, tão verde quanto a do vizinho. O que tem de errado nisso? Mas veja bem, eu não disse que vou sacanear o vizinho ou qualquer um pra ter uma grama melhor. Disse só que a grama dele é linda e que quero ter uma igual. Inveja é só uma questão de referência. Fazer mal aos outros é outra coisa, podendo até ser motivado por inveja, mas é outra coisa. 


  No geral Greg, acho até útil esses 7 pecados pra facilitar as relações sociais. E, como disse antes, a proposta é genial, se sua intenção for manter os fieis submissos kkkkk. E é bom ter uma referência moral, se não avacalha, e voltamos pras cavernas. Mas essa tática de terror, tipo "viva em pecado e vá para o inferno" não acho legal.. Não seria melhor incentivar e encorajar as pessoas a praticar as quase esquecidas 7 VIRTUDES FUNDAMENTAIS: humildade, disciplina, caridade, castidade, paciência, generosidade e, minha preferida, temperança (moderação)? 
Aliás, a moderação sozinha, equilibraria essa balança pecado-virtude... 



Do seu amigo,
David Justo

Um comentário:

  1. Acho que ele ia ficar meio contrariado, ou te chamava pra um cargo de bispo!!!!

    ResponderExcluir